7 experiências que não são deste mundo

Quando viajamos por vezes temos a sorte de experimentar ambientes, locais ou rituais que parecem transportar-nos para outro mundo. Enquanto não faço um cruzeiro à Antártida, deixo aqui 7 destas experiências capazes de nos transportar para além do aqui e agora.

Petra by night | Jordânia

Foi de noite, a primeira vez que pus os olhos na fachada do Tesouro, uma das jóias da arquitectura do reinado dos Nabateus, na Jordânia. A experiência Petra by night oferece aos visitantes a oportunidade imperdível de saborear de um modo ultra místico todo o caminho pelo desfiladeiro Siq até à sublime fachada do Tesouro. A luz das velas emprestam um tom ainda mais avermelhado às paredes e as flautas e guitarras beduínas a soar oferecem um ambiente esotérico difícil de descrever.

Egypt_Jordan 1689

 Island hoping | Filipinas

São 3 dias de “back to basics” sem itinerário fixo, a dormir em cabanas na praia, sem electricidade, a tomar banho de balde, à mercê dos elementos, mas também, a mergulhar em águas azul turquesa e a aproveitar a paisagem, a (tentar) pescar o peixe para o jantar e a usufruir das delícias gastronómicas filipinas, a explorar lagoas escondidas de kayak, a ver peixes no seu habitat, a estar totalmente em contacto com a Natureza e com as pessoas que vivem em ilhas tão remotas, com um estilo de vida tão diferente do nosso, mas que nos recebem de braços abertos. 

2015-01-21 06.54.10

Agya Sophia | Turquia

A Aya Sophia foi construída cerca de 532DC pelo imperador Justiniano. Ele queria a maior igreja do mundo e a Aya Sofia foi-o durante 1000 anos. Com a conquista turca da cidade no séc. XV, o sultão Mehmet apaixonou-se pelo templo cristão e transformou-o numa mesquita. Hoje é um grandioso museu onde convivem no mesmo espaço símbolos de duas religiões em perfeita harmonia. A Aya Sofia é um espaço inexplicavelmente monumental. 

Istambul 074

Kora Mosteiro Teshalinupo | Tibete

O percurso de peregrinos (kora) à volta do mosteiro de Tashilhunpo, em Shigatse, é uma das suas principais atracções e uma experiência cultural extraordinária. Para além das panorâmicas sobre a cidade, o dzong e o próprio mosteiro, somos testemunhas da intensa e comovente devoção dos peregrinos. 

_MG_4415

Alcazar de Sevilha by night | Espanha

O Real Alcazar de Sevilha é um dos complexos arquitectónicos mais maravilhosos da Andaluzia. Nas visitas nocturnas teatralizadas seguimos vários actores que encarnam as personagens que lá viveram e contam-nos a sua história, do séc. XI até aos nossos dias. As histórias, a música, a iluminação e a imaginação vão-nos transportando no tempo, e o facto de estarmos rodeados de poucas pessoas transforma-a numa experiência intimista e adiciona à sensação de pertencermos a este magnífico palácio. 

2016-06-04 22.45.22

Candomblé | Brasil

O candomblé é uma prática religiosa afro-brasileira que derivou do animismo africano, em que os praticantes fizeram corresponder santos católicos aos seus orixás para poderem continuar a reunir-se em comunidade para práticas religiosas sem sofrer represálias. Assistir a uma cerimónia de candomblé nos subúrbios de Salvador da Baía é uma experiência inesquecível. Na casa de uma mãe de santo, o terreiro, mulheres dançam numa roda e homens tocam instrumentos. Vestem todos de branco e usam turbantes. Os ritmos e a percussão africana vão induzindo transes aos participantes um após o outro. O corpo estremece-lhes, os olhos reviram-se. Mesmo em transe continuam a dançar de olhos fechados durante várias horas até irem despertando do transe conjunto um a um. 

Brasil 027

Minas de S. Domingos | Portugal

Perto de Mértola, nas Minas de S. Domingos, encontramos um antigo centro de extracção mineira onde se sente menos do frenesim metalúrgico agora votado ao abandono e mais da calma e paz de um cenário de fotogénico esquecimento. Passear nesta antiga paisagem industrial e decrépita fez-me sentir não pertencer a este planeta, com todo o encanto inexplicável dos locais abandonados.

2013-05-19 16.22.16-1

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s