O miradouro da Eira do Serrado, situado a 1095 m de altitude, é um dos imperdíveis da ilha da Madeira, de onde conseguimos a fenomenal vista para a aldeia mais isolada da ilha, o Curral das Freiras.
Perco-me sempre a imaginar o antigamente, como seria aceder ao coração da ilha, no fundo deste vale rodeado das altas montanhas do maciço central, mas com o encerramento do troço ultra panorâmico da Estrada Regional 107, agora votado ao abandono, o acesso ao Curral das Freitas actualmente é feito através de um enorme túnel variante escavado montanha abaixo, muito pouco pitoresco.
Ainda bem que há outra opção: ir a pé. E é maravilhosa!
Junto à Estalagem da Eira do Serrado inicia-se o caminho espectacular que nos leva até ao centro histórico da freguesia do Curral das Freiras, descendo em zigzag as encostas das montanhas íngremes.
Sensivelmente a meio caminho encontramos um pequeno miradouro perfeito para parar e contemplar a magnífica paisagem envolvente. É inacreditável.
São aproximadamente 2 km sempre a descer em que vamos sendo a abraçados pela grandiosidade da paisagem até chegarmos à povoação calorosa e à vila de tradições e iguarias deliciosas.
NOTA: Felizmente e dependendo do horário escolhido é possível voltar ao miradouro da Eira do Serrado de autocarro.
Maravilha, mas atendendo á mi ha ciática terei que ir pelo tunel …
😀
Onde podemos obter os horários dos autocarros?
Olá! Os horários estão disponíveis em http://www.horariosdofunchal.pt/ Neste caso concretamente é o autocarro 81 (http://www.horariosdofunchal.pt/carreiras/81.pdf).
A título de exemplo, optámos por fazer a caminhada antes do almoço, almoçar no Curral das Freiras e regressar à Eira do Serrado no autocarro das 14.30 😉