Quando pensamos em viajar para a Europa, muitas vezes pensamos em cidades grandes como Roma, Paris, Londres ou Berlim mas muitas vezes também, e sem desprimor nenhum para com as grandes metrópoles, encontramos os melhores tesouros nos cantinhos mais escondidos.
Aqui ficam algumas vilas europeias, ricas em história e arquitectura, paisagens e ambiente ultra-romântico:
Varenna | Itália
É difícil escolher qual a mais romântica das vilas da zona central do Lago Como: Lenno, Menagio, Varenna ou Bellagio? Cada uma é mais romântica que a outra. Em Varenna, mal desembarcamos, apaixonamo-nos pelas casas coloridas que se amontoam colina acima destacando-se o campanário de Igreja San Giorgio e, no topo da colina, o Castello di Vezio, em Lenno encontramos a maravilhosa Villa Balbianello autêntico cenário de filme, Menaggio tem a localização perfeita e Bellagio é conhecida como a “pérola do lago”. Varenna conquistou-me à primeira vista, mas pensando bem, o melhor será visitar todas.
Roussillon | França
Roussillon situa-se no Luberon francês e ao estar sobre um dos maiores depósitos de ocre do mundo encontra-se rodeada por paisagem campestre tão bonita quanto inesperada. Para além dos encantadores e coloridos recantos de vilarejo medieval, a uma curta caminhada da vila encontramos todos os tons amarelos, laranjas e vermelhos da paleta, que contrastam com os verdes dos pinheiros e ciprestes e o azul vívido do céu da Provence.


Kotor | Montenegro
A cidade medieval de Kotor está num dos únicos fiordes do Mediterrâneo, à beira de uma majestosa baía emoldurada por penhascos de centenas de metros de altura. A muralha da cidade sobe montanha a cima e cá em baixo o labirinto de vielas e pracetas pitorescas encantam o visitante. Ali perto, Perast, também merece uma visita.
Cesky Krumlov | República Checa
Aninhada entre duas voltas do Rio Vlatva, encontramos Cesky Krumlov com a sua torre cor-de-rosa a fazer lembrar um palácio de princesas. Património da UNESCO desde 1992.
Rovinj| Croácia
Como um dos últimos portos mediterrânicos medievais da península da Ístria, na Croácia, Rovinj tem a influência veneziana muito perceptível. Assim, como um pôr-do-sol épico, ruas emaranhadas forradas a pedra polida, casas que se fundem e piazzas elegantes, restaurantes e bares em cima do mar, mercados de produtos locais, trufas, espargos e peixe abastecido por pescadores a cada manhã.
Bled | Eslovénia
O Lago de Bled tem todos os ingredientes para uma visita memorável. Começa pela viagem de comboio pelas montanhas Triglav desde Jesenice até Bled Jezero. Depois chegamos à vila com vista para o lago de águas calmas e serenas, a ilhota romântica que parece flutuar no meio do lago, o castelo medieval no topo da colina e um enquadramento de montanhas nevadas.
Corniglia | Itália
O extraordinário pedaço de costa do Levante da Ligúria apaixona imediatamente o romântico mais incauto. Começa pela topografia acidentada e sinuosa em que da montanha se cai a pique para o mar e continua pela costa entre grutas e baías até chegarmos a 5 terreolas, Riomaggiore, Manarola, Corniglia, Vernazza, Monterosso. Há um percurso pedonal que percorre as 5 terras abrigado pelos pinheiros e outras árvores que nos vão presenteando com um aroma perfumado. Os 320 degraus da escadaria desde a estação de comboio até à terra do meio Corniglia, bem como a sua localização isolada num promontório com o mar ao fundo, fazem com que seja a mais sossegada das 5 terras, e por isso a minha preferida.
Dubrovnik| Croácia
A cidade muralhada de Dubrovnik é conhecida como pérola do Adriático com o seu centro histórico que parece ter parado no tempo há séculos. Não é difícil perceber porquê com todas as gloriosas igrejas que ostenta e algumas das vistas mais pitorescas da Europa. Tudo isto com o deslumbrante brilho do mar Adriático em pano de fundo e ponto de partida para as ilhotas semi selvagens de Koločep, Lopud e Šipan.
Uzès | França
A Place aux Herbes de Uzès é onde acontece o mercado semanal que dá à vila o charme de autenticidade próprio dos locais vividos no dia-a-dia. A acrescentar às casas pintadas em tonalidades pastel e às mesas postas à sombras das árvores, seja para um café ou para um copo de tinto.
Sintra | Portugal
Sintra realiza o epítome da vila romântica, e quanto a mim tem o seu expoente máximo no Palácio e jardins de Monserrate.