praga [best of]

Praga é uma cidade muito apetecível. No passado foi alvo de muitas invasões militares históricas. Nesses confrontos os checos ficaram conhecidos por se entregarem pacificamente na iminência de uma derrota, em vez de combaterem até a um final amargo. Isso fez com que a cidade de Praga, principalmente o seu centro histórico, se mantivesse relativamente intocado desde o séc. X.

Aqui ficam as surpresas que a cidade me reservou, o que mais adorei, o meu “best of Praga”.

Staré Město

A sensação de estarmos numa fábula de La Fontaine é bem real na praça da cidade velha Staré Město, o sítio perfeito para deambularmos enquanto vamos apreciando a arquitectura, acompanhada por música, malabaristas, artistas e mercadores que também nos vão roubando a atenção.

Praha 025

Praha 033

Praha 006

Orloj

O relógio astronómico de Praga foi construído durante a Idade Medieval e segundo a lenda, ao seu construtor foram arrancados os olhos para que não pudesse construir outro igual em mais nenhuma parte do mundo. Ouvir e ver as badaladas a cada hora que passa é um must de Praga.

Praha 040

A Torre da Pólvora

A Torre da Pólvora é uma das 13 portas originais que davam acesso à (antigamente muralhada) cidade velha de Praga. No séc. XVII foi usada como armazém de pólvora, daí o nome. Não é maravilhosa?

Praha 005

Karluv Most

A Karluv Most atravessa o Rio Vlatva ligando a cidade velha à colina do castelo de Praga e à sua Catedral. É praticamente impossível tê-la só para nós tal é a afluência de pessoas, mas é um marco absolutamente incontornável da cidade. 

Praha 143

Praha 051

A Catedral

A grandiosa catedral gótica dedicada a S. Vito é uma das maiores atracções da cidade. Como se localiza na colina do Castelo de Praga é visível de toda a cidade, mas ainda me lembro de como o meu coração palpitou da primeira vez que a vi ao perto. O curioso é que parece que está ali desde sempre a envelhecer mas a verdade é que só acabou de ser construída já no séc. XX. É conhecida, por piada, como a catedral que demorou mil anos a construir. 

praga2

Os detalhes nas casas

Muitas casas tem as fachadas decoradas com detalhes deliciosos que aparentemente poderiam estar relacionados com alguma característica ou actividade exercida pelo proprietário da casa. A maior concentração destes símbolos artísticos encontra-se na Rua Nerudova, em Malá Strana (cidade nova). 

Os telhados

A sensação de estarmos num conto de fadas é frequente quando se visita Praga. Isso também se deve à quantidade de telhados pontiagudos que estão permanentemente no nosso campo de visão, onde quer que estejamos. 

Praha 274

Praha 241

O Bairro Judeu

O bairro Judeu de Praga, também conhecido por Josefov, localiza-se entre a Cidade Velha e o Rio. A sua história começou no séc. XIII quando foi ordenado a todos os judeus de Praga que largassem as suas casas e passassem a viver nesta zona, que claramente não tinha espaço para todos. 

O Golem

O Golem foi uma criação de um judeu chamado Rabi Loew, no séc XVI. Essa era uma altura de repressão para o povo judeu pelo que o Rabi decidiu criar um gigante para proteger Josefov. Assim, moldou uma criatura gigante desprovida de inteligência a partir da lama das margens do rio Vlatva e foi-lhe dada vida através de encantamentos hebraicos. O Golem executava prontamente todas as ordens do Rabi ajudando a proteger a população.

Praha 282

Os Teatros

Os checos no geral e os habitantes de Praga em particular adoram bonecos e fantoches, isso nota-se mal chegamos à cidade. Devem existir poucos locais onde o artesanato de marionetas é tão detalhado. Isto deriva da tradição dos teatros de marionetas, autênticos espectáculos com bonecos vestidos com trajes históricos que nos transportam para os palcos do séc. XVIII. A principal peça é a Don Giovani inspirada na obra prima de Mozart, que estreou em Praga em 1787 conduzida pelo próprio compositor.

Depois existe o Teatro Negro, cuja principal característica é o uso de cortinas negras e luz negra combinada com trajes fluorescentes, onde o principal objectivo de criar um empolgante espectáculo de efeitos visuais, fantasias e ilusões.

Praha 047

Fred and Ginger

Este edifício de arquitectura bizarra atrai os visitantes que facilmente entendem porque parece ter sido inspirado dos dançarinos lendários Fred Astaire e Ginger Rogers. 

Praha 158

Alfons Mucha

Sou fã do pintor checo que ficou conhecido depois de criar vários posters em Paris nos anos 1900. Encanta-me o estilo Art Noveau  inspirado nas formas curvilíneas naturais de plantas e flores que é evidente nas suas ilustrações, anúncios e desenhos. Praga tem um museu dedicado à sua arte.

Alfons_Mucha_-_1896_-_Biscuits_Lefèvre-Utile

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s