[ventos de] castilha-la mancha

Castilha-La Mancha encarna uma Espanha interior que, entre outras coisas, foi palco de muitas batalhas entre os mouros e as forças católicas espanholas. Planícies que ondulam ao vento, terras férteis retalhadas e moinhos isolados. La Mancha é a casa de Dom Quixote, uma terra de estradas solitárias e de aventuras imaginárias.

Aqui ficam alguns highlights desta província espanhola:

Toledo

Toledo situa-se numa península rodeada pelo Rio Tejo e já foi uma das cidades mais poderosas de Espanha. É uma cidade com reconhecidas influências Árabes, Judaicas e Cristãs que contribuíram a declaração de Património da Unesco. Também foi capital da Hispania, antigo reino visigodo pós queda do império romano e cidade imperial, assento da corte do imperador Carlos V .

É uma cidade com um centro histórico bem agradável de percorrer com restos de arquitectura medieval, a que ajuda a longa tradição de produção de espadas e punhais.

Na catedral apreciamos vários trabalhos do pintor espanhol El Greco.

España 018 copy

España 008 copy

Consuegra

A província de La Mancha é reminiscente de aventuras de D. Quixote, o anti-herói criado por Miguel Cervantes, que no romance é um fidalgo castelhano já de alguma idade que inspirado pelos feitos dos heróis dos livros de cavalaria se lança à aventura num cavalo velho e pulguento, com o coração cheio de ideais cavalheirescos de amor, paz e justiça. Nas suas aventuras combate moinhos e rebanhos de ovelhas que julga serem gigantes e exércitos de inimigos, mas de uma maneira ou de outra as suas fantasias acabam sempre por ser contraditas pela dura realidade. É impossível o leitor não sentir simpatia pelo cavaleiro andante e pelo seu companheiro Sancho Pança.

Em Consuegra encontrei os moinhos das suas aventuras.

España 024

España 019

Cuenca

Cuenca foi fundada pelos Mouros, num promontório situado no coração do antigo califado de Córdoba e no meio de uma paisagem maravilhosa. A sua cidade antiga medieval está muito bem preservada com muitos dos seus edifícios pintados de cores garridas. Encontramos a catedral gótica mais antiga de Espanha e as famosas casa colgadas do séc. XIV com os seus vários níveis de varandas de madeira suspensas no precipício sobre o rio Huécar, como se fossem um prolongamento do próprio penhasco.

España 088

España 105

España 040

España 067

Almagro

Almagro situa-se perto de Ciudad Real e tem a Plaza Mayor mais singular que já vi em Espanha. As janelas de madeira pintadas de verde em todas as varandas resultaram de uma remodelação arquitectónica que a cidade sofreu com base nos edifícios do séc. XVI e XVII da Europa Central. Almagro também é conhecida pelo seu Teatro a céu aberto, que data do séc XVI, onde ainda hoje se realiza, todos os anos, um festival internacional de teatro.

6. almagro

2016-06-11 13.21.25

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s