pontes carismáticas

pontes 3

Quando se trata de construções civis icónicas que ajudam a definir a “personalidade” de uma cidade, já se sabe que a maior parte das vezes são os edifícios com a sua arquitectura que ganham o lugar no pódio.

As pontes, por seu turno, são vistas como aquelas construções utilitárias e por vezes aborrecidas que apenas servem para vencer um vão sobre um vale ou um rio. Mas nem sempre é assim. Para além de serem estruturas que se destinam a “interligar”, muitas são em si pontos de referência e maravilhas da engenharia.

Como eu tenho um fraquinho por pontes, deixo aqui algumas bem carismáticas que explicam porque não é à toa que os engenheiros se referem a estas estruturas como obras de arte:

Brooklyn Bridge | Nova York, Estados Unidos

Inaugurada em 1883, a Brooklyn Bridge é uma das mais antigas pontes suspensas dos Estados Unidos e um ícone da cidade de Nova York. 

USA 0901

Stari Most | Mostar, Bósnia Herzegovina

Esta ponte do séc. XVI na cidade de Mostar, ligou as duas margens do Rio Neretva durante 427 anos até ser destruída na guerra da Bósnia em 1993. Foi reconstruída pedra por pedra e re-inaugurada no Verão de 2004. É um dos melhores exemplos de arquitectura islâmica nas Balcãs. 

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Ponte Vecchio | Florença, Itália

A ponte mediaval que cruza o Rio Arno em Florença é conhecida pelas suas lojas e por ser a ponte da sua tipologia mais antiga da Europa. Consta que durante a 2ª Guerra Mundial, foi o próprio Hitler que, numa decisão pouco característica, impediu que fosse destruída. 

Italy 331

Ponte 25 Abril | Lisboa, Portugal

A nossa eterna ponte sobre o Tejo foi inaugurada em 1966 e mais tarde recebeu obras de reforço para colocação de uma plataforma ferroviária. Adoro a sua cor avermelhada em contraste com o azul do céu. Subir aos píncaros da ponte é uma das experiências mais memoráveis que a cidade nos pode oferecer. 

Karluv Most | Praga, República Checa

Esta ponte estilo gótico que atravessa o Rio Vlatva em Praga, depois de construída era o mais importante elo de ligação entre a cidade velha e zona do castelo de Praga. Hoje é um dos locais mais visitados da cidade e é praticamente impossível tê-la só para nós. 

praga7 copy

Ponte do Rialto | Veneza, Itália

A ponte do Rialto é a ponte mais antiga a atravessar o Grand Canal de Veneza e foi inaugurada em 1591 para substituir uma pré-existente que havia colapsado. O arquitecto que a desenhou foi vaiado pelo design arrojado e muitos previram que também desabasse. Ainda lá está e é uma das pontes mais bonitas do mundo.   

IT 145

Tower Bridge | Londres, Inglaterra

Uma combinação de ponte basculante com ponte suspensa, sobre o Rio Tamisa, a Tower Bridge é um dos símbolos da cidade de Londres, que foi inaugurada em 1894 pelo próprio Principe de Gales.   

LONDRES 045

Pont du Gard | Nímes, França

Mais ou menos a meio caminho entre Nímes e Uzès fica a excepcional Pont du Gard, um aqueduto massivo construído pelos romanos há qualquer coisa como 2000 anos. Tem quase 50 m de altura, 275 m de comprimento, 53 arcos distribuídos em 3 “andares” que parecem ter sido desenhados com transferidor e incontáveis blocos que foram talhados à mão e transportados a partir de pedreiras próximas.

IMG_5051

Ponte D. Luís I | Porto, Portugal

A Ponte D. Luís I foi desenhada por um discípulo de Gustave Eiffel e é um dos emblemas do Porto. Uma das coisas que mais gosto de fazer quando estou na cidade é atravessá-la a pé no tabuleiro inferior para poder apreciar demoradamente esta obra de arte, na verdadeira acepção da palavra. 

Puente Nueva | Ronda, Espanha

Sempre quis visitar Ronda muito por causa da sua impressionante Puente Nueva que transpõe o dramático desfiladeiro El Tajo, e de cujas escarpas temos vistas sem rival sobre a Serra de Ronda e sobre o countryside andaluz. 

2013-06-10 12.43.44-1

Natural Bridges National Monument | Utah, Estados Unidos

Mesmo no meio de todos os acidentes geológicos que existem no estado do Utah, encontramos 3 pontes naturais que nos convidam à reflexão sobre o poder da Natureza. Misturam-se tão bem na paisagem envolvente que até é difícil vê-las.

USA 0317

Nepali bridge | Nepal

Para finalizar deixo aqui uma ponte suspensa nepalesa, completamente aleatória, em nome das inúmeras que existem, muito usadas pelas populações que vivem nos himalaias.

Shivalinga 1354

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s