vilas italianas [bem castiças]

Começa o mês de Agosto e eu começo a pensar em férias no Mediterrâneo.
É assim todos os anos.

Mais concretamente no Mediterrâneo italiano.

Quem não gosta daquele espírito boémio do “dolce far niente”, da boa vida, do sol a escaldar, dos passeios de barco num mar azul-turquesa até onde a vista alcança, das descobertas culturais rodeadas de arquitectura renascentista, das noites quentes, da boa comida, tudo no ambiente sensual, vintage e por vezes decadente em que os italianos, no seu cantinho à beira do Mediterrâneo plantado, se tornaram especialistas, como ninguém.

Deixo aqui algumas vilas italianas espectaculares, umas mais perto do mar, outras mais longe, mas todas capazes de nos arrebatar.

Porto Cervo | Sardenha

Esta vila exclusiva da Sardegna foi fundada apenas nos anos 60 pelo príncipe magnata Aga Khan e é o principal porto da Costa Smeralda. A vila é um dos destinos turísticos mais prestigiados do mundo, respira luxo e é conhecida por ser um dos retiros preferidos do jet set internacional.
E claro, nos arredores encontramos as mais oníricas spiaggias do mare nostrum.

e5e3f-9-2bporto2bcervo

Tropea | Calabria

Tropea é uma vila no litoral da Calábria. Situa-se num segmento de costa do Mar Tirreno designado por Costa dos Deuses, que vai alternando entre falésias dramáticas e praias de areia branca, sempre com uma água maravilhosa e transparente a acompanhar. Tem um centro histórico pitoresco empoleirado no penhasco e é o ponto de partida perfeito para incursões às ilhas Eolie, na Sicília.

2d5b7-2-2btropea

Siena | Toscana

Siena, na Toscana, não é propriamente uma vila, é uma cidade com um centro histórico apaixonante, de tradições muito bairristas e palco de uma das corridas de cavalos mais alucinantes do planeta. Quando estou em Itália, parece que todos os meus caminhos vão dar a Siena.

8762b-2-2bsiena2b

Riomaggiore | Liguria

Riomaggiore faz parte das ultra-fotogénicas Cinqueterre na costa da Liguria. Uma sucessão de casinhas altas e estreitas de paredes amarelas, cor-de-rosa e laranja, pontuadas por janelas verdes que vão subindo colina acima. Esta vila piscatória é um festim de cores vivas a contrastar com o azul do mar.

94bbb-3-2briomaggiore2b252b

Matera | Basilicata

As ruas de Matera, no interior da província de Basilicata, no sul da Itália, só enchem para a “passegiata” por volta das 18h, quando as famílias, vizinhos e comadres se juntam para a coscuvilhice diária. Também é por volta das 18h que começa o espectáculo do entardecer nas “sassi”, as casas escavadas na rocha que parecem ir mudando de cor à medida que o sol mergulha no horizonte desta vila cinematográfica.

645ef-4-2bmatera2b

Portofino | Liguria

A vegetação luxuriante que garante privacidade aos jardins das casas apalaçadas dá o mote para o ambiente de uma das vilas mais exclusivas do litoral italiano, na província da Liguria.

fa1a4-5-2bportofino2b252b

Ostuni | Puglia

Ostuni é uma das vilas mais bonitas da Puglia. As casinhas brancas no topo da colina parecem dispostas em cascata, com vista para uma paisagem campestre repleta de oliveiras e para o Mar Adriático a cintilar a poucos quilómetros de distância.

36f7c-7-2bostuni2b252b

S. Gimignano | Toscana

Esta pequena vila na Toscana, que hoje é provavelmente a vila mais visitada de toda a Itália, era uma cidade próspera no séc XIII. Na altura a prosperidade media-se em altura, por isso, nesta Manhattan medieval era especialmente importante ter uma torre mais alta que o vizinho.

c9c09-8-2bs2bgimignano2b

Taormina | Sicilia

Taormina é um dos destinos mais cobiçados da Sicília, uma vila localizada à beira de um penhasco com praias lindíssimas, ruínas romanas e uma vista espectacular para o Monte Etna.

f7eae-10-2btaormina

Portovenere | Liguria

Portovenere, o Porto de Venus, remonta ao tempo dos romanos e fica numa península rochosa no Golfo dos Poetas. Era uma paragem obrigatória nas rotas dos navegadores genoveses e uma vila popular entre escritores como Lord Byron. Com o seu pequeno porto de casas coloridas e ruas estreitas que sobem até ao castelo é uma vila maravilhosa para visitar no Verão.

165fc-1-2bporto2bvenere2b252b

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s