Coptic Cairo

19-Outubro-2010

A zona mais antiga do Cairo – Old Cairo – é aquela zona onde foi fundada a cidade de Fustat que floresceu antes da chegada do Islão ao Norte de África e muito antes do tempo de Salah ad-Din.
Este é o centro copta do Cairo. É aqui que se concentram muitos dos locais de culto da igreja cristã egípcia.

Mas encontrámos tudo em mau estado de conservação… e notei alguma falta de tolerância e falta de orgulho na preservação de algo que não é muçulmano.
Pesquisei e percebi que com a chegada do Islão, a população maioritariamente copta que existia na altura começou a converter-se gradualmente para não ter que pagar a jizya (a taxa per capita exigida pelos estados islâmicos a todos os seus cidadãos não muçulmanos) e hoje em dia, aparentemente para escapar ao estatuto social inferior, ou para poder desposar uma mulher muçulmana, já que o Corão proíbe matrimónios de muçulmanas com judeus ou cristãos….

Mas de volta ao Cairo cristão, encontrámos a igreja de San Sergius, que marca o sítio onde, alegadamente, a sagrada família se escondeu, após a sua fuga para o Egipto.
Segundo os livros sagrados, quando Jesus nasceu, em Belém, perto de Jerusalém, surgiu imediatamente o rumor de que tinha nascido o “novo rei dos judeus”, pelo que o rei que estava no poder, Herodes, com medo de perder o lugar no trono começou uma perseguição sangrenta a todas as crianças até aos 3 anos de idade, com o intuito de matar o “novo rei dos judeus” recém nascido.

Mas José, o pai adoptivo de Jesus, é avisado em sonhos por um anjo para se apressarem a fugir para o Egipto…


E quem andou na catequese, sabe que este foi um momento importante…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s