Roma [em 6h]

Chegamos a uma Roma nublada, o que até nem é mau para quem vai andar quilómetros.
Deixamos as mochilas no Termini e fazemos as nossas contas: temos mais ou menos 6h para revisitar uma das minhas cidades preferidas e apanhar o último comboio Leonardo para Fiumicino (a maneira mais barata de chegar até ao aeroporto), a tempo do vôo.

Já não é a primeira vez que aqui estamos, por isso fazemos mentalmente o nosso itinerário de modo a voltarmos apenas aos sítios que mais gostamos. Let’s go Roma!

Do Termini saímos para a Via Cavour em direcção ao Coliseu. Em Roma a escala das coisas é outra, completamente outra, por isso nada de correrias. Aproveitamos para passar na Chiesa S. Pedro in Vincoli para dar uma olhadela ao colossal Moisés esculpido por Miguelangelo.

Mais abaixo, o Coliseu é tão estrondoso que não me cabe na máquina fotográfica. Dá-me sempre uma adrenalina quando o vejo. Acho que fica ainda mais espectacular contra o céu cinzento.

Continuamos pela Via dei Foro Imperiale (Forum e Mercado de Trajano) até à Piazza Venezia (Monumento a Vittorio Emanuel). Há muita gente na rua. A humidade é imensa, a garrafa de água vende-se congelada e ascende ao preço astronómico de 3 euros. Roma em Agosto não perdoa, mas nós não desistimos

b452b-dsc06522

Da Piazza Venezia sai a Via Corso que leva à Piazza dei Popolo mas nós cortamos à esquerda em direcção ao Panteão – o meu ponto preferido de Roma.

Como fica em caminho, antes entramos na Chiesa St Ignazio de Loyola para matar saudades do fresco fabuloso do Andrea del Pozo, que com a sua noção de perspectiva transformou completamente o tecto desta igreja. Deixa-me sempre sem palavras.

Agora eu e o Panteão, é assim uma paixão para a vida, atravesso a porta e * wow * a cúpula em caixões arrebata-me e eriça-me todos os pelinhos que tenho nos braços.

Espanto-me sempre só com a dimensão. É uma obra de engenharia magnífica que tem esta forma desde há 1900 anos. É maravilhoso.

Tenho que ser arrancada do Panteão, mas eventualmente seguimos para a Piazza Navona, antiga pista para actividades desportivas, agora centro de artistas de rua e agradáveis esplanadas.

Comemos um gelado no Campo dei Fiori –outra paragem obrigatória- e ficamos a olhar a movimentação da praça. Flores e varandas ajardinadas dão-lhe um colorido especial. Ainda não foi desta que presenciei o mercado que acontece aqui todas as manhãs.

Andamos ao longo do Tiber até encontrarmos um templo de Vesta na Piazza Boca della Veritá. Está muitíssimo bem conservado.

Quando atravessamos o Tiber, chegamos ao bairro do Trastevere, onde morava a antiga classe trabalhadora, comerciante e artesã de Roma.
Ainda não conhecida e adorei. É um bairro muito gracioso. Casas vermelhas e heras nas paredes a contrastar com toda a outra Roma sumptuosa e imperial. Ao longe avistamos a cúpula da basílica S. Pedro.
É o sítio ideal para se estar à noite, a passear, a jantar numa esplanada, a beber um copo. Ficámos com muita pena de ir embora, mas com a certeza de que vamos sempre voltar.

Para último, a Fontana de Trevi.

Atravessamos o Tiber pela Isola Tiberina e vamos de autocarro até lá.
Linda.É um ponto de confluência. Das águas e de pessoas dos 4 cantos no mundo que se juntam ali para a apreciar. Mochileiros, japoneses de máquina em punho e flash atrás de flash, mulheres de sari e pulseiras no pé, artistas, crianças, novos e velhos.
Temos a certeza que a beleza fala uma linguagem universal.

Rapidamente chega a hora e temos que regressar. Mas antes atiramos a moeda e garantimos o regresso.

3 Comments Add yours

  1. fm diz:

    es capaz de ter razão, o céu chumbo favorece o coliseu

  2. favorece 🙂p variar vinha c grandes expectativas em relação às possíveis fotos ke podiam resultar destas 6h em roma.fiquei contente.

  3. Nucha diz:

    Sem correrias mesmooooo….e vimos tudo! Eu gostei do céu cinza e as fotos ficaram boas. :=)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s