Vida Brasileira

O Brasil é um país tão fértil e verde. Nota-se a fartura… cheira-se, o verde, a fruta, o peixe, a carne de sol, tudo fresco e saboroso. Aqui parece que tudo o que plantarmos a terra dá.

A quantidade de frutas desconhecidas para mim até agora: graviola, acerola, mangaba, cupuaçu, pitanga, e o misterioso açaí que dá as sementes para os colares que eu adoro.

Devolvemos a mota de manhã e vamos para a praia. Mas o Sol está tão quente que não aguentamos… a pele escalda.
Só penso: “que estupidez vir para o Brasil com protector solar factor 15!” Temos que comprar factor 30 e é caríssimo. Segundo alguns guias, no Brasil tudo é barato menos elementos electrónicos, peças de carro e protector solar…

Almoçamos numa lanchonete um chamado “Prato Feito” que aparece nos cardápios como “PF” e consiste num bocado de carne ou peixe que vem acompanhado por arroz, feijão, farinha de mandioca e salada, por 5Reais (2€).

Estão 33ºC.
Mas quando vemos a previsão meteorológica para o Brasil reparamos que todo o país está debaixo do que eles chamam de chuvas de Verão originadas no Amazonas… menos o Nordeste onde estas acontecem em Abril.

Na TV há um pequeno noticiário por volta das 19h30 mas reparamos que entre as 18h e as 21h são as telenovelas que deitam cartas. Os brasileiros vêem muita telenovela e referem-se a elas conforme o horário a que são emitidas. A “novela das 8h” é um momento de reunião familiar e toda a gente vê.
Nós também vemos.
Pior que novela, só futebol. Aí o país pára! O Brasil não vai trabalhar quando a selecção joga e as vitórias mais celebradas são qualquer uma relacionada com as derrotas das Argentina.

É engraçado perceber como somos tão parecidos em algumas coisas… mas o Brasil tem um potencial virtualmente infinito… e nós em Portugal não petiscamos em sítios chamados “A caminho do Hexa”…

3 Comments Add yours

  1. Anónimo diz:

    gostava de estar nessa cadeira de praia…belo tom se sépia

  2. cmfm diz:

    Esse nome é quase poético. Mas tasca do careca também é bom.

  3. Anónimo diz:

    Genial o uso da cor neste texto! Fica óbvio que estás a falar do Brasil 🙂
    C.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s