Na Rota dos Kasbahs

O vento começou a levantar-se… tomámos uma banhoca mas ficámos logo cheios de areia assim que saímos para a rua… areia colada ao corpo que me pareceu bem.
Mas rapidamente nos pusemos a caminho… tínhamos que chegar a Ouarzazate ainda hoje.
As rajadas de vento traziam a areia para a estrada. Pode-se dizer que o deserto nos seguiu tal era a quantidade de areia no ar… para se despedir… ou para nos expulsar… ?

Há algo nesta paisagem lunar que me invade… e sacia, como se procurasse algo que não sei o que é e o encontrasse onde não existe nada.
É a estrada sem fim…

Rissani – Erfoud – Tinerhir. Em Tinerhir, base de exploração das Gargantas do Todra, almoçámos umas brochettes (espetadas) de carne maravilhosas enquanto éramos almoçados por moscas.
De tarde explorámos as formações rochosas mais famosas de Marrocos.

No caminho para Ouarzazate, através do Vale do Dades, a paisagem começa a modificar-se, a ficar mais verde. Os kasbahs castanhos, sucedem-se…. surgem palmeirais imensos…

Em Kela el Mgouna parámos para comprar cremes de rosa. Esta é uma zona magnífica de se visitar durante a primavera, está situada no Vallé des Roses por ser onde existem plantações infindáveis de rosas aqui colocadas propositadamente para produção de cosméticos… Em Maio há um festival colorido na altura da colheita das rosas…

Chegámos a Ouarzazate já tarde…

Esta cidade é a verdadeira cidade encruzilhada. Outra cidade de passagem de caravanas… de quem quer ir de Norte para Sul, do litoral para o interior… Costuma ser a base de partida para muitos sítios e figura invariavelmente nos roteiros de quem se aventura pelo deserto. A sua importância deve-se ao facto de ter uma localização estratégica. É principalmente um sítio de partidas e chegadas… perfeito para pernoitar quando se vem do deserto em direcção a Marrakech…. mas de resto não tem muito que ver…
… por isso, connosco foi harira e cama.

… Marrakech… e aqui se dá o ínício de uma certa efervescência no sangue…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s