Ao Longe, o Sahara

Faltam 300 km para o Sahara.
Tomámos a estrada Fes – Azrou – Midelt – Er Rachidia que costumava ser conhecida por Royal Road, uma antiga rota de caravanas de sal e escravos vindas da África Ocidental.
A paisagem muda radicalmente de árvores frondosas nas montanhas em Azrou para planícies amarelas de perder de vista em Er Rachidia.
E agora as caravanas são outras…

Foi uma viagem longa e monótona que nos fez passar por muitas terreolas poeirentas, parques eólicos, postos de venda de Coca-Cola e Téléboutiques…
Entretanto houve algo que me fez perceber que vinha desanimada… estávamos quase a chegar mas nunca mais chegávamos… começou a chover entre Er Rachidia e Erfoud… nem uma réstia de sol, céu encoberto… estava aquele tempo húmido e quente e super abafado… aquele tempo que dá dor de cabeça.

Os 25 km entre Erfoud e Rissani fizeram-se com alguma preocupação por causa do céu que continuava baixo e das rajadas de vento que se levantavam de vez em quando. Já tínhamos sido avisados das tempestades de areia que tinham acontecido nas últimas semanas… aiai…

… mas entretanto começámos a avistar as dunas do Erg Chebbi ao longe… … e algures houve um desassossego interior que principiou.
As mulheres vestem-se de negro… e estão todas tapadas da ponta do pé à ponta do cabelo… Crianças sujas e despenteadas sorriem-nos. Vêem-se jipes e veículos 4×4.
Em Rissani virámos na estrada para Merzouga. Foi recentemente alcatroada. Ainda bem, pois num carro normal como o nosso nunca conseguiríamos fazer 40km numa “piste” (estrada não alcatroada que pode ter pedras ou pior, areia).
O panorama é quase lunar… somos nós e a estrada… e as dunas ao longe… e elas crescem à medida que avançamos.
Nesta estradinha estreita existem muitas indicações de mudança de direcção que nos levam a albergues à beira das dunas… parecem saídas para lado nenhum pois a estrada acaba e restam-nos as “pistes”.
Assim, antes de chegar a Merzouga virámos à esquerda em direcção ao Kasbah Tombouctou.

 

O sol espreita… será?
Faltam 2 km para o Sahara.

( Fotos de L.Romão)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s