Marrakech

14 – Maio – 2005: Assentes os arraiais no hotel rumámos à medina. Atravessámos a muralha da cidade transpondo uma das muitas portas BAB NKOB e percorremos uma das suas principais avenidas, Bv Mohamed V. Logo se avistou obrigatoriamente o ex-libris da cidade a rasgar o horizonte: a KOUTOUBIA, o minarete que terá inspirado a Giralda de Sevilha. No caminho para o centro passam por nós dezenas de caleches puxadas por cavalinhos magros e altos.



Chegadas à Praça JEMMA EL FNA compreendemos que tínhamos entrado noutra dimensão, noutra escala… é tudo enorme, é tudo longe. Entrámos na praça e só depois de quase termos sido atropeladas nos apercebemos que continuávamos no meio da estrada e de que não estávamos em zona pedonal…. Motas, motoretas, burros, bicicletas, caleches, homens empurrando toscos carrinhos de mão atravessam a praça indiscriminadamente e só nos apercebemos deles quando já estão mesmo em cima de nós.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Para além disso somos interpelados por uma pessoa diferente a cada segundo em que desviamos o olhar para qualquer outro local…. São os aguadeiros, senhores vestidos de vermelho e chapéu folclórico que perguntam se queremos água entregue em tijelinhas de latão, são meninas que querem à força fazer-nos tatuagens de henna de várias cores, são os vendedores de sumo de laranja nas suas bancas, são miúdos que se aproximam com cobras articuladas de madeira… são os piropos… “ah, les belles gazelles!” Nós entreolhamo-nos… GAZELAS?

E tudo isto é acompanhado pelo som de batucadas, tambores e pela música distante e hipnotizante dos pífaros… são os encantadores de serpentes. É uma praça enorme e inóspita sob o calor que faz. O que se passa nela é que é verdadeiramente interessante, não a sua beleza em si.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s